Procuradores-chefes e representantes das Procuradorias Fiscais de todos os estados do Brasil estiveram juntos num rico debate sobre a atuação dos fiscos estaduais. O encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira (30), marcando o início do IX Encontro Nacional das Procuradorias Fiscais (ENPF), que este ano acontece em Porto de Galinhas, município de Ipojuca, em Pernambuco.

O encontro do Colégio Nacional de Procuradorias Fiscais debateu temas relevantes em matéria tributária, como melhorias nas formas de atuação dos fiscais, instrumentos de incremento da arrecadação da dívida ativa e como tem sido a relação com as Secretarias da Fazenda dos estados.

O evento foi mediado pelo presidente do Colégio Nacional das Procuradorias Fiscais, Gustavo Granzotto Manfro, e pela anfitriã Fernanda Braga, procuradora-chefe da Procuradoria da Fazenda de Pernambuco.

“Nós estamos reabrindo essa volta da convivência com os colegas. Essa troca de experiencia que existe pessoalmente, apesar de todos os esforços durante a pandemia de forma virtual, nada melhor que a gente estar aqui presente, trocando as mais diversas experiências na área fiscal, seja para atuação na defesa ou na atuação de arrecadação”, comentou Gustavo Manfro.

Cada procurador e procuradora comentaram ainda sobre suas experiências com acesso a dados processuais e sistemas de tecnologias de informações. No caso de Pernambuco, a procuradora Fernanda Braga destacou que a Procuradoria tem um sistema de inteligência artificial sobre os processos mais relevantes, o que tem aumentado a produtividade de sua equipe.

DELIBERAÇÕES
Ao final do encontro do Colégio Nacional de Procuradorias Fiscais, ficou definido que será organizado um encontro entre as Procuradorias Gerais dos estados e as Secretarias da Fazenda, com o objetivo de compartilhar informações e buscar melhorias nas práticas para arrecadação e melhor defesa.

A página web do Colégio também foi apresentada aos presentes para ampliar a integração com as PGEs. “São decisões estratégicas e trocas de experiencia bem rica. Estou muito feliz em receber os colegas e saber que a ENPF contou com a participação massiva dos estados”, comentou Fernanda Braga.
A programação do IX ENPF segue até esta sexta-feira (01/04), com várias palestras e oficinas.

Clique aqui e veja a agenda completa.