A Associação dos Procuradores do Estado de Pernambuco (APPE) concedeu a Medalha Procurador Elias Lapenda Sobrinho ao atual governador de Pernambuco, Paulo Henrique Saraiva Câmara, em cerimônia realizada nesta quinta-feira (15) à tarde, no gabinete do procurador-geral do Estado de Pernambuco, Ernani Medicis. Ao final da solenidade, a Associação promoveu um coquetel no terraço do 7º andar do edifício-sede da PGE-PE.

A honraria ocorreu mediante deliberação da Diretoria e do Conselho Consultivo da entidade, por todo empenho do chefe do Executivo durante sua gestão na valorização da carreira e respeito às prerrogativas dos procuradores do Estado de Pernambuco. De acordo o artigo 37 do Estatuto da APPE, a medalha se destina a homenagear personalidades ou instituições que contribuírem para o fortalecimento da instituição e da Advocacia Pública.

O presidente da APPE, Rafael Amorim, destacou o respeito e a consideração com os procuradores pelo governador Paulo Câmara. “A presença dele neste evento mostra isso”, pontuou o dirigente. “Essa homenagem é uma concessão de todos os procuradores. Trata-se de um reconhecimento genuíno de sua ação em apoio à valorização dos procuradores do Estado, do respeito às prerrogativas da nossa carreira e do apoio à Advocacia Pública”, enalteceu.

“Destaco ainda a proposta de emenda à Constituição Estadual, proposta por Paulo Câmara, garantindo que apenas procuradores do Estado de carreira podem ocupar o cargo de procurador-geral do Estado de Pernambuco”, complementou Rafael Amorim. A Emenda Constitucional nº 43, de autoria do Poder Executivo e publicada no Diário Oficial do Estado de Pernambuco (DOE) do dia 8 de novembro de 2018, determina que, mesmo o cargo sendo de livre escolha do governador, só poderá ser ocupado por integrantes da carreira, ativos ou inativos.

O governador agradeceu aos procuradores e às procuradoras pela homenagem. “Agradeço também a todos da Procuradoria pelo excelente trabalho que vocês realizam em defesa do Estado de Pernambuco e do bem-estar social coletivo. Se tivesse que escolher uma só palavra para expressar este momento, a palavra é gratidão”, exaltou Paulo Câmara.

Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Paulo Câmara é especialista em Contabilidade e Controladoria Governamental e mestre em Gestão Pública. Além disso, é auditor do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) desde 1995. Durante os governados de Eduardo Campos, assumiu os desafios de comandar as secretarias de Administração, Turismo e Fazenda.