
O procurador do Estado de Pernambuco Alexandre Auto de Alencar é um dos autores do livro “Estudos de Direito Público”, lançado nesta quinta-feira (16), na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). A publicação é fruto de parceria entre a Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (ANAPE), a Escola Superior da Advocacia Pública (Esnap) e a própria USP, em homenagem à ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia Antunes Rocha, que prestigiou a solenidade.
No artigo, Alexandre apresenta o Laboratório de Inovação Governamental existente na Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (PGE-PE), voltado à otimização de RPAs e à aplicação de Inteligência Artificial, com o objetivo de que o modelo possa ser futuramente utilizado por outras procuradorias. O trabalho é resultado do curso de especialização em Direito Público realizado pela Esnap em parceria com a USP, cuja participação foi ofertada pela Associação dos Procuradores do Estado de Pernambuco (APPE).
“O artigo põe em relevo a vertente tecnológica do trabalho da advocacia pública, mostrando para o restante do Brasil a exitosa experiência desta PGE na fabricação de robôs e IA. Aproveito para agradecer o apoio da APPE na realização do curso de especialização”, afirmou Alexandre Auto de Alencar.
O evento contou com a presença de autoridades, professores, procuradores e acadêmicos de diversas regiões do País.




