A diretoria da Associação dos Procuradores do Estado de Pernambuco (APPE) entregou, nesta sexta-feira (19), na sede da entidade, uma placa comemorativa aos 35 anos da Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (PGE-PE) ao ex-procurador-geral Tadeu Alencar. Na última quarta-feira (17), os dirigentes já haviam concedido a honraria à família do ex-procurador-geral Sílvio Pessoa de Carvalho, falecido em 2022, aos 86 anos.

Na deferência a Tadeu Alencar, estiveram presentes o presidente da APPE, Rafael Amorim, o diretor financeiro, Rodolfo Cavalcanti, e a secretária-geral, Dayana de Moura Borges, além da procuradora-geral adjunta, Renata Brayner; da corregedora-geral da PGE-PE, Anselma Nunes; e dos procuradores do Estado de Pernambuco Renato Maia, Fernando Farias, Diego Franklin e Leonardo Freire.

Já na solenidade com os parentes de Sílvio Pessoa de Carvalho, o presidente e o diretor financeiro da APPE entregaram a placa à viúva, Teresa Carvalho, “Dona Teresita”, que estava acompanhada dos filhos: o procurador do Estado de Pernambuco, Frederico Carvalho, o procurador da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Sílvio Pessoa Júnior, e o desembargador Marcos Carvalho.

Ao comentar as homenagens, o presidente da APPE ressaltou a importância de valorizar a história e reconhecer os serviços prestados pelos ex-procuradores-gerais para a carreira e para a Advocacia Pública. “Todos eles deixaram um legado valioso para o fortalecimento da instituição e merecem esse reconhecimento”, afirmou Rafael Amorim.

Desde o início das celebrações dos 35 anos da instituição, a APPE já havia prestado homenagem aos ex-procuradores-gerais: Joaquim Correia de Carvalho Júnior; Sílvio Neves Baptista; Sérgio Higino Dias dos Santos Filho; Jarbas Fernandes da Cunha Filho; Izael Nóbrega da Cunha; Thiago Arraes de Alencar Norões; Bianca Ferreira Teixeira (atual procuradora-geral); Antônio César Caúla Reis; e Ernani Varjal Medicis Pinto.